Referência Bibliografia

(atualizado em 14/11/2020)

Nessa sequência de vídeos vamos desmitificar as referências bibliográficas. Você aprenderá como referenciar livros, revistas, artigos, coleções, a partir das normas oferecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT. A norma 6023 de 2018, traz as especificidades de diversos tipos de Referências que geralmente causam espanto a todos. Porém esses vídeos ensinam a mostrar aos leitores QUEM são os autores que você citou, O QUE eles escreveram de importante e COMO eles DIVULGARAM, sendo essa a ordem básica para uma boa referência bibliográfica.

Como são estruturadas as referências?

Nesse vídeo você passeará pelo vale das referências bibliográficas, você entenderá que as exigências, não representam perigo, são apenas maneiras de você mostrar que, suas ideias tem ótimas fundamentações teóricas, que aquilo que você leu fez sentido e possibilitou que novos conhecimentos fossem agregados a você e devido a isso você precisa, referenciar aqueles que ajudaram você, no decorrer do percurso acadêmico. É importante que você saiba diferenciar: Referências, Referências Bibliográficas e Bibliografias, para não se perder nos emaranhados de informações que você encontrará durante seu passeio. E para evitar erros você deverá, seguir as normas de referências da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT. Há outras formas de referenciar, como por exemplo a American Psychological Association (APA), mas entendendo a estrutura de como referenciar facilitará o seu estudo sobre está norma em outros momentos.. E para finalizar jamais esqueça desses três questionamentos: QUEM se expressou? O QUE se expressou? E COMO DIVULGOU a expressão? Pois tais questionamentos representam a lógica, das Normas de Referencias Bibliográfica.

Como referenciar autor?

Nesse vídeo você compreenderá, os porquês se utilizam, os sobrenomes dos autores das obras, consultadas em letras maiúsculas. Você deve compreender que cada autor traz em seu nome uma singularidade e por isso se faz necessário você entender quais as situações para cada autor, se o autor tem nomes compostos, se há graus de parentescos em seus nomes, se organizou obras, se há mais de um autor por obra, se os autores são entidades, se os autores são Estados e Municípios, se os autores são órgãos federativos, e se os autores são anônimos.

Como referenciar a obra?

O presente vídeo dá continuidade ao passeio pelas, entre linhas das referências bibliográficas, quais foram as obras utilizadas. Para iniciarmos nossa conversa, você questionar-se; o que pode ser considerado uma obra? O que pode ser considerada uma Obra Fechada, uma Obra Aberta, uma Obra dinâmica? Quais são as partes que compõem uma obra?  Como referencia-las? Descubra como compartilhar com seu leitor os autores utilizados por você, em seus textos, não deixe de mostrar quais foram as obras utilizadas, saiba se você utilizou a obra por inteiro ou partes dela. Faça imersões nesse universo bibliográfico sem medo, lembre-se QUEM; O QUE, COMO DIVULGARAM, são questionamentos básicos, de agora para frente.

Como publicou?

Uma das partes da referência que mais geram confusão é quando indicamos como a obra foi publicada. Nesse vídeo apresentamos a diferentes maneiras de referenciar livros, capítulos de livro, revistas etc. Além disso nesse vídeo você saberá o que são ISBN, ISSN, DOI e suas funcionalidades. Então não alimente, suas dúvidas assista ao vídeo e perca o medo de fazer as referências bibliográficas.

Exemplos

Livro

BOTH, Wayne C; COLONB, Gregory G.; WILLIANS, Joseph M. A arte da pesquisa. Trad. Henrique A.  Rego Monteiro. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008. 351 p. ISBN 85-336-2157-4.

Capítulo de livro.

BOTH, Wayne C; COLONB,TrGregory G.; WILLIANS, Joseph M. Fazendo perguntas, encontrando respostas. In: BOTH, Wayne C; COLONB,TrGregory G.; WILLIANS, Joseph M. A arte da pesquisa. Trad. Henrique A.  Rego Monteiro. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008. p. 35-58. ISBN 85-336-2157-4.

Site

BEZERRA, Juliana. 12 mulheres negras inspiradoras. Toda Matéria. 2019. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/mulheres-negras-inspiradoras/. Acesso em: 10 out. 2019.

Legislação

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. DF: Presidência da República. Disponível em … Acesso em 09 nov. 2020.

Artigo

BOTLER, Alice Miriam Happ; RIBEIRO, Vanda Mendes. Direito à educação, políticas educacionais e princípios de justiça. Cad. Pesqui.,  São Paulo ,  v. 50, n. 177, p. 636-640,  set.  2020 . DOI 10.1590/198053147827 Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742020000300636&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  09  nov.  2020.

Teses

AGUIAR, André Andrade de. Avaliação da microbiota bucal em pacientes sob uso crônico de penicilina e benzatina. 2009. Tese (Doutorado em Cardiologia) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

 

 

[Os textos introdutórios foram elaborados por Ana Paula Silveira]