Avaliação e Regulação da Educação Superior brasileira: história e políticas.


Coordenador / Pesquisador: José Carlos Rothen
Agência finaciadora: FAPEMIG

Objetivos:
A pesquisa tem como objetivo/problema reconstruir a rede de poderes/saberes na qual estão inseridos os atuais processos de avaliação e regulação da educação superior brasileira.

fontes primárias:
a) os atos normativos: leis, decretos e portarias, bem como pareceres e resoluções do Conselho Nacional de Educação;
b) publicações dos principais atores sociais que influenciaram na elaboração das políticas de avaliação e regulação da educação superior.


Subprojeto de Iniciação Científica: A avaliação da educação superior no JC e-mail


Alunos pesquisadores: Luciana Martins Lopes (Bolsista Fapemig) e Luciano David

Objetivos:
a) Identificar a linha histórica que pontuou a elaboração e a implantação das políticas públicas de avaliação da educação superior brasileira compreendida no período entre 2002 e 2006
b) Re-construir o debate sobre as políticas de avaliação de educação superior divulgado pelo “JC e-mail”


Avaliação e regulação da educação superior pós LDB: legislação, concepções e atores


Coordenador / Pesquisador: Gladys Beatriz Barreyro
Agência Financiadora: Fapesp

Objetivos:
Analisar as mudanças acontecidas na avaliação da educação superior pós-LDB e a relação com a regulação desse nível de ensino.

Fontes primárias:
A legislação sancionada no período 1995-2006.
Os documentos oficiais produzidos pelo Ministério da Educação no período relacionados com a avaliação da educação superior. Materiais de divulgação e revistas editadas pelo Ministério da Educação, eventualmente, integrarão o corpus de documentos analisados. Alguns materiais de imprensa, quando relacionados com os temas tratados, podem também ser estudados. Artigos produzidos pelo NUPES e pela RAIES também serão considerados na pesquisa.
A pesquisa de campo prevê a realização de entrevistas com os participantes nas políticas de avaliação e regulação da educação superior no período, ligados aos grupos NUPES e RAIES, principalmente, autoridades ministeriais e dos restantes órgãos vinculados: Conselho Nacional de Educação, Inep, Secretaria de Educação Superior. Poderão ser entrevistados, também, acadêmicos e gestores que atuaram no período.


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