Comissão Própria de Avaliação (CPA)?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um órgão institucional que coordena os processos internos de avaliação das unidades escolares. A CPA pode ter um caráter emancipatório ao levar a comunidade acadêmica a um autoconhecimento e de prestação de contas à sociedade do trabalho realizado, ou regulatória ao se organizar para atender as demandas externas de autoavaliação, ou ainda, ser uma mistura dos dois.

Veja outras episódios
Joelma dos Santos Bernardes informa que a Lei 10.861 de 2004, que institui o Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) prevê que todas as Instituições de Educação Superior (IES) devem ter uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), sendo um marco regulatório para o funcionamento das IES.
Como a CPA pode ter caráter emancipatório? Pela autoavaliação realizada pela comunidade acadêmica com o intuito de alcançar um viés emancipatório, dada que ela é realizada por seus pares, diferente da avaliação externa que comumente se resume a medidas de desempenho institucional.

Compre o livro Impresso
Mas atuação da CPA pode ser apenas de caráter regulatório, realizando processos de avaliação apenas para atender as demandas exigidas. Abandonando o ideário da emancipação, onde se busca a maioridade no processo de autoconhecimento e de autorregulação, ou seja, a CPA buscando atender exclusivamente a demanda regulatória abandona a sua dimensão pedagógica de ressignificar a prática pedagógica. Ao contrário, cabe a comunidade acadêmica tomando conhecimento da realidade e da responsabilidade institucional.
Cabe a CPA estabelecer o diálogo e a negociação, com os atores envolvidos na avaliação, construindo o consenso nas diferenças. A avaliação baseada no diálogo, no pensar e na conscientização é uma pesquisa participante porque é a realidade na qual o avaliado e o avaliador estão envolvidos.

E-book gratuito

A CPA, na visão emancipatória, não cria referências para a avaliação, mas utiliza a o planejamento da instituição e as dimensões que ela considera essenciais.
A CPA tem que ter competência técnica para a elaboração de instrumentos, para aplicá-los, para analisá-los e finalmente de divulgar os resultados à toda comunidade. A materialização do trabalho da CPA são os relatórios institucionais da autoavaliação
[Resenha elaborada por Joelma dos Santos e José Carlos Rothen]

Referência

Capítulo “A comissão Própria de Avaliação: contribuições para o planejamento e para a gestão institucional” de Joelma dos Santos Bernardes

Leia Mais

BERNARDES, Joelma dos Santos; ROTHEN, José Carlos. O campo da Avaliação da Educação Superior: foco na Comissão Própria de Avaliação. Meta: Avaliação, v. 8, p. 248-248, 2016.

BERNARDES, Joelma dos Santos; ROTHEN, José Carlos. Comissão própria de avaliação: dois lados de uma mesma moeda. Estudos em Avaliação Educacional, v. 26, p. 420-446, 2015.
Curta o canal da
SEAD UFSCar