Avaliação da educação: referências para uma primeira conversa

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No livro discutem-se as seguintes questões: o que são as avaliações institucionais? Por que sugiram? Para que servem? Qual é a sua importância e os seus limites? Sem pretender esgotar tais questões, este livro pretende abordá-las de uma forma direta e didática, articulando a realidade de diferentes contextos e o potencial de diversos instrumentos avaliativos.

Diferentes enfoques nortearam a organização deste livro cujo principal objetivo é apresentar os aspectos históricos que originaram as políticas de avaliação institucional no cenário internacional e nacional. Ele se destina a todos aqueles profissionais da área das ciências humanas que buscam compreender o complexo contexto das avaliações externas no Brasil.

Nele, discute-se a proliferação dos rankings que divulgam os resultados de diferentes avaliações, o papel da mídia frente a este ranqueamento, como foi implantado o Estado Avaliador no Brasil, bem como o potencial da autoavaliação no cenário educacional.

Tais temas se entrelaçam e se completam proporcionando ao leitor uma reflexão qualitativa dos limites da avaliação institucional.

O Livro “AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO: REFERÊNCIAS PARA UMA PRIMEIRA CONVERSA” organizado pelo Prof. Jose Carlos Rothen e Profa. Andréia da Cunha está disponível gratuitamente em e-book, bem como na versão impressa, que pode ser adquirida, nos links abaixo: