Psicometria e avaliação por testes

As vezes realizamos testes psicométricos sem saber que estamos participando de tal área da ciência que procura planejamento de testes para tentar medir diferentes características humanas.
Veja outras episódios
A psicometria como ciência que elabora teste de avaliação psicológica e aplicação de conhecimentos estatísticos e de outros processos matemáticos, muito utilizada em em nosso cotidiano.
Compre o livro Impresso
Jorge Luis Bazán, explica que a psicometria é ramo da ciência da área da psicologia da educação que trata de no planejar testes para tentar medir diferentes características humanas. Ao longo da história da avaliação da aprendizagem no Brasil, principalmente final do século XIX e início do XX foi utilizada no contexto escolar. Em dias atuais, seus elementos que fazem parte de vários exames de larga escala, dentre eles podemos mencionar o Enem, o Saeb, o Saresp, a Prova Brasil. Jorge Luis Bazán, saliente que ao definir medição e avaliação, temos que ter cuidado para que não venhamos a confundir os dois termos, que parecem ser sinônimo, mas só parecem, a mediação faz parte da avaliação, que é muito maior e complexa.
E-book gratuito
As avaliações em larga escala em geral fazem uso da medida, aferindo as competências e habilidades. O constructo é um dos aspectos que define quais são as variáveis, portanto define o resultado do desempenho, há também o planejamento, a apresentação dos resultados e o modelo de medição.
Veja o projeto conversas e as próximas videoaulas
Bázan apresenta duas vertentes da psicometria que são: a Teoria Clássica dos Testes (TCT) e a Teoria Resposta ao Item (TRI). A TCT normalmente é utilizada em vestibulares, concursos, em instituições particulares, é um teste que dá resposta global. Já a TRI é utilizada no Enem, Enade, Saeb entre outros, que calcula o desempenho de cada estudante por cada item da prova, sendo mais sofisticada do que a anterior por aferir o grau de dificuldade equivalente, sendo necessário mais tempo para ser realizada e divulgada, portanto há um custo financeiro maior.

Referência

Resenha elaborada por Joelma dos Santos Bernardes do vídeo “Psicometria e avaliação por testes” baseado no capítulo Psicometria e avaliação por testes: um marco metodológico” de Jorge Luis Bazán

Leia Mais

PASQUALI, Psicometría. Rev. esc. enferm. USP vol.43 no.spe São Paulo
Resenha URBINA, Susana Fundamentos da Testagem Psicológica.
Curta o canal da
SEAD UFSCar