Avaliação como instrumento de regulação da educação

No artigo “Repercussões da avaliação como instrumento de regulação da política educacional”, José Vieira de Sousa e Ana Paula Rocha discutem a centralidade que a avaliação tem ocupado nas agendas das políticas públicas em todo o mundo,
especialmente, a partir da década de 1990. De forma mais específica, os autores problematizam a natureza da utilização dos resultados da Prova Brasil instituída em 2005.
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O texto dos autores se divide em três partes: na primeira parte, discute-se a natureza da avaliação, seu sentido e seu alcance na agenda das políticas educacionais. Na segunda parte, os autores apresentam o contexto histórico que deu origem à avaliação como processo de regulação no Brasil a partir da criação do atual sistema de avaliação nos anos 1990.
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Por fim, os autores analisam as repercussões da Prova Brasil na regulação da educação e como esses resultados impactam os sistemas de ensino e as escolas.
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Os autores concluem que a avaliação pode ser utilizada de diferentes formas, colocando em pauta a necessidade de debates mais profundos sobre a temática. Todavia, compreendem que as avaliações podem gerar dados importantes para melhorar os processos de tomada de decisões e garantir o alcance dos objetivos estabelecidos pelas políticas e programas nacionais.
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[Resenha elaborada por Maria Eliza Nogueira Oliveira]

Referência

Capítulo “Repercussões da avaliação como instrumento de regulação da política educacional” de José Vieira de Souza e de Ana Paula de Matos Oliveira Rocha

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LIVEIRA, Ana Paula de Matos; SOUZA, Valdinei Costa ; SOUSA, JOSÉ VIEIRA DE ; TAVARES, ÉRICA PÂMELA GOULART . Políticas de avaliação e regulação da educação superior brasileira: percepções de coordenadores de licenciaturas no Distrito Federal. Avaliação (UNICAMP), v. 18, p. 629-655, 2013.
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