Apresentação

O material de Metodologia da Pesquisa aqui disponibilizado é resultado de muitos anos de trabalho como professor de Metodologia e de Filosofia, no primeiro e segundo grau como em cursos de graduação e de pós-graduação. As orientações aqui trabalhadas procuram respeitar, por um lado, as normas técnicas de apresentação de trabalhos acadêmicos e por outro, fazer propostas para a superação das dificuldades normalmente encontradas na execução de trabalhos acadêmicos em geral.

Parte do material aqui presente tem a sua primeira versão na coletânea “Receitas de Dona Metodologia”, a qual publiquei em parceria com a saudosa Irmã Martha Peregrino da Silva.

Apesar da aparente rigidez da Metodologia, todas as orientações e sugestões expostas aqui não pretendem cercear os estudantes em seu desenvolvimento e expressão. Ao contrário, buscam organizar e otimizar o trabalho intelectual, valendo-se sempre do esforço, da dedicação e, principalmente, da criatividade universitários.

Tais orientações não devem ser entendidas como modelos únicos e inflexíveis para trabalhos acadêmicos, mas como ponto de partida para a construção da metodologia de cada estudante.

Como toda orientação dessa área, o material aqui apresentado pode ser lido na sequência original ou partindo da necessidade do estudante em outra ordem. As regras metodológicas são muitas, por isso é interessante que o estudante, a cada dúvida, consulte sempre as orientações aqui expostas.

Aos poucos serão inseridas outras orientações.