A discussão da temática da meta-avaliação, a avaliação de avaliações, não e um campo novo no contexto dos estudos avaliativos no âmbito internacional, entretanto, percebemos que ainda ocorre de maneira tímida no cenário das discussões e pesquisas da área educacional, no Brasil. Ainda são escassos os estudos, ao menos no recorte das políticas avaliativas educacionais nacionais, que utilizam de algum arcabouço teórico-metodológico meta-avaliativo para estruturar análises de avaliações, sejam de caráter macro, meso ou micro. Questões sobre o que é meta-avaliação e como se faz meta-avaliação ainda são comuns entre pesquisadores da avaliação, em seus diversos contextos, e até mesmo a avaliadores iniciantes ou não, que, talvez, por conta da falta de conhecimento ou de acesso a produções textuais nacionais mais robustas sobre a temática, acabam por não reconhecerem os benefícios da prática meta-avaliativa para suas práticas avaliativas cotidianas.
É nesse sentido que esta obra se constitui, no objetivo de trazer à comunidade interessada uma modesta, mas bem intencionada introdução sobre as características conceituais, metodológicas e práticas da meta-avaliação, sem a intenção de esgotar o assunto, no entanto. Desse modo, apresentamos aos leitores algumas possíveis conceituações de autores reconhecidos internacionalmente sobre meta-avaliação, bem como, suas disposições metodológicas para a prática meta-avaliativa. Além disso, trazemos ao público leitor alguns dos principais compêndios de parâmetros e padrões internacionais para uso em atividades de meta-avaliação, no contexto norteamericano.
Em complemento, apresentamos uma inciativa de pesquisadores nacionais de construir princípios para a prática avaliativa, no Brasil, seguido de alguns exemplos de pesquisas nacionais que utilizaram a meta-avaliação, como recurso teórico-metodológico para a análise de seus objetos de pesquisa. Para finalizar, apresentamos nossa contribuição para o tema, que são os parâmetros para a meta-avaliação de aspectos emancipatórios de autoavaliações em Instituições de Nível Superior (IES), no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A explicação desses parâmetros é seguida da aplicação prática do instrumento meta-avaliativo em duas IES, com o objetivo de exemplificar e clarificar o uso desse aporte.