A Universidade Federal de Tocantins/Campus de Arraias na Consolidação do Desenvolvimento Socioeducacional: os indicadores sociais e as percepções dos sujeitos da Região Sudeste do Estado do Tocantins

Autor: Maurício Reis Sousa do Nascimento.

Tese de doutorado defendida em 2022

Este estudo analisa o processo de inserção da Universidade Federal do Tocantins (UFT) na região sudeste do Estado do Tocantins e busca compreender os impactos que essa instituição exerce na região considerado a relação entre universidade e desenvolvimento social. Nesta pesquisa, buscamos mostrar que compreensão do desenvolvimento e seu aspecto social a partir da ação da universidade, conforme Sen (2000) pode refletido para além do sentido restrito apenas ao crescimento da riqueza. O caso estudado refere-se à atuação da UFT a partir do câmpus de Arraias, tendo como objetivo principal analisar a inserção dessa instituição na Região Sudeste tocantinense avaliando a sua contribuição para o desenvolvimento socioeducacional na nesta região. Para tanto, desenvolvemos uma investigação teórica e empírica, por meio de levantamentos bibliográficos e documentais, buscas em diversas bases de dados públicas e pesquisa de campo abrangendo os sujeitos sociais que participam da universidade na cidade de Arraias e região sudeste do Tocantins como: estudantes, alunos egressos, professores, técnicos administrativos e secretários municipais de educação. Esta investigação parte do entendimento de que as universidades desempenham um papel importante no desenvolvimento educacional, social e econômico das cidades e das regiões onde se inserem. Buscamos refletir o papel da UFT nessa região, considerando os desdobramentos históricos, sociais e políticos que se desenvolveram e que por muito tempo expuseram as populações do sudeste tocantinense a um processo de desigualdades e alijamento de políticas públicas, especialmente na educação superior. Os dados desta pesquisa nos mostram que a Região Sudeste do Tocantins vem experimentando avanços em seu desenvolvimento social e educacional como a formação de professores para a educação básica; melhoras nos indicadores de desenvolvimento humano, da educação básica, de longevidade, ampliação do número de pessoas com formação superior, mas a despeito destes avanços ainda persistem altas taxas de analfabetismo e concentração de renda. Esta pesquisa revela que desde a chegada da UFT a região agregou ganhos importantes do ponto de vista socioeconômico, cultural e educacional, mas que tais avanços não se vinculam fortemente à ação da universidade e a despeito da consolidação institucional da UFT/Campus de Arraias o espaço para sua atuação em diversas frentes ainda se encontra em aberto.