Autor João Vinicius Carvalho Guimarães
Defendida em 20/08/2020
As camadas médias e elitizadas na educação básica se constituem em importante campo de estudo para a Sociologia da Educação, embora pouco explorado. Esta pesquisa, tem como preceitos teóricos a obra de Pierre Bourdieu, especialmente a noção de habitus, de campo e de capital a partir de sua abordagem praxiológica. Precisamente tem como objetivo investigar a atuação de um habitus específico que se expressa com mais força no último ano da educação básica – o 3° ano do ensino médio – voltado à formação para o ingresso no ensino superior em um colégio privado no sul de Minas Gerais. A este habitus específico nominamos habitus vestibulando. Também se discutiu a importância dos exames de seleção para o contexto brasileiro, a noção de sucesso e fracasso escolar baseada na importância do diploma escolar e os desafios recentes do ensino médio, com base na obra de Pierre Bourdieu, e aplicada a partir de questionários socioeconômicos e entrevistas semiestruturadas. Os estudantes são em sua maioria vinculados tanto à camada média tradicional associada à elevada escolarização dos pais, quanto membros da chamada “nova classe média”, baseada principalmente na posse de capital econômico, diferentemente da hipótese de pesquisa que dizia se tratar de camadas elitizadas do Sul de Minas Gerais. Assim, a flexibilidade do habitus vestibulando se torna visível nos encaixes de trajetória embasada fundamentalmente no capital cultural associado à origem social e no volume dos investimentos realizados desde a infância