As redes sociais são boas ferramentas para a popularização da ciência. Como utiliza-las e ficar visível ao seu público alvo? Aqui vamos tratar como preparar o seu blog para ficar visível ao Google e de aspectos da divulgação usando o FaceBook, marginalmente o Instagram e o YouTube. Divido esta orientação em duas partes:
= Publicação do material
= Divulgação
Publicação do material
Postagem no YouTube
Antes de inserir o vídeo no Youtube crie uma capa para o vídeo. Nela deve ser uma imagem que represente o conteúdo do vídeo e tenha a palavra-chave do que se trata o vídeo, por exemplo: “Psicometria e avaliação da educação”
Elabore um pequeno texto, como veremos abaixo, para ser inserido na descrição do vídeo. Esta descrição ajuda o google e o youtube encontrar o seu vídeo.
Elabore tags (palavras chaves) para inserir na postagem.
Veja a websérie Conversas sobre avaliação e o curso de extensão gratuito Avaliação institucional da educação
Página do blog
No WordPress é possível criar páginas fixas e postes para blogs. Com Marcelo Carvalho Rothen, aprendi que o melhor é criar postes por gerar maior flexibilidade nas postagens e na organização e reorganização do blog.
Ao criar o post o WordPress irá solicitar:
Título: Quando a divulgação é de artigo, deve-se utilizar o título original. Quando é de um material produzido para o site deve ser um título que represente literalmente o que as pessoas irão encontrar no seu texto.
URL, o WordPress irá propor a partir do título
O conteúdo da página.
Divulgando vídeo
No caso de vídeo comece inserindo o link do vídeo no YouTube.
Abaixo insira uma descrição do conteúdo do vídeo com até 300 palavras. É interessante usar palavras que os usuários do Google utilizam para a pesquisa (ver abaixo).
Na terceira linha insiro o comando “leia mais”
Divulgando artigos
Insiro a gravura de divulgação do artigo
Transcrevo o resumo do texto.
Insiro o link para o artigo na revista.
Insiro as considerações finais.
Entre um parágrafo e o outro insiro link para outros artigos no blog
Veja Orientações do trabalho acadêmico.
Os metadados da página
O WordPress tem campos que ajudam o Google a encontrar a sua página e a forma como as redes sociais irão divulgar o seu material.
Pesquisa no Google
Para conhecer quais palavras e perguntas que os usuários do Google utilizam para encontrar temas relacionados ao material que você pretende divulgar faça uma busca no Google com a palavra chave do material. O Google irá sugerir perguntas e palavras que são utilizadas nas buscas. Por exemplo, com a palavra-chave divulgação científica ele sugere as seguintes perguntas:
O que é o texto de divulgação científica?
Qual a função da divulgação científica?
Quais são os gêneros textuais de divulgação científica?
Quais são as principais características de um texto de divulgação científica?
Com a palavra-chave: divulgação científica na internet o google sugere:
divulgação científica pdf
divulgação científica nas redes sociais
divulgação científica instagram
texto de divulgação científica
formas de divulgação científica
Veja textos sobre Avaliação e Regulação da Educação Superior brasileira: história e políticas
Abaixo um quadro com dados para serem inseridos do WordPress e nos posts de divulgação. As palavras e perguntas acima deverão nortear os dados para a divulgação
Descrição | Onde será inserido e uso | Conteúdo | A sua divulgação
(Exemplo) |
Título para o google. (40 à 59). | Inserido nas configurações da página.
Aparece para o leitor quando é feita uma busca no google O ideal é procurar no google palavras chaves ligadas ao tema. |
O título | A divulgação científica nas redes sociais |
Resumo para o google. Texto que aparece nas buscas do google (121 – 155 caracteres]. | Aparece para o leitor quando é feita uma busca no google | = usar a palavra chave do texto
= dizer que é um artigo = tema central. |
Elaboração do blog para divulgar do conhecimento científico usando o WordPress. A divulgação científica nas redes sociais.
|
Resumo para introdução do post [330 e 350 caracteres, o link da postagem não conta] | Em post do facebook.
Chamar a atenção do leitor. |
= iniciar com perguntas. Tem por objetivo gerar um problema para o leitor, ou seja, gerar, uma dúvida.
= apresentar a ideia central do texto. = redação informal. As pessoas estão no facebook |
Como elaborar o blog para divulgar o conhecimento científico? Que forma deve ter o post para a divulgação científica? Como elaborar um post para o facebook? Como preparar o WordPress para a divulgação do seu material? No post compartilho de forma prática o que aprendi estudando marketing digital aplicando a divulgação científica. Leia e compartilhe https://rothen.pro.br/site/2020/06/16/a-divulgacao-cientifica-nas-redes-sociais/ |
Título para o Facebook (máximo 30 caracteres, quanto menor melhor )
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Inserido nas configurações da página.
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O título e o sobrenome dos autores se forem poucos. | A ciência nas redes sociais |
Resumo para o Facebook. (máximo 30 caracteres quanto menor melhor). | Inserido nas configurações da página.
Aparece quando usa se no Instagram ou outros. |
O tema central do texto | Como divulgar? |
Desenho.
|
Inserido nas configurações da página.
Aparece no facebook ou no WhatsApp quando compartilhado. |
1200pts por 627 pts.
Pode ser a mesma base do YouTube. Alterando a quantidade de texto na imagem, ou seja, o mínimo possível de texto no desenho. Para o Facebook o Ideal é não ter texto. Para verificar se a quantidade se texto é aceitável clique aqui Para aparecer no WhatsApp não pode ser muito pesada. No teste e erro apreendi que tem que ter menos de 100k Para elaborar artes eu uso Carnva Para reduzir o tamanho das imagens uso a ferramenta Resize |
Explore o blog do prof. Rothen
Divulgação
Cole o texto na mensagem do WhatsApp, espere a imagem aparecer e encaminhe para os amigos.
Uma forma de ser menos invasivo, crie um grupo no WhatsApp com a configuração de que só o administrador possa postar e convide as pessoas para participarem do grupo. Na configuração do grupo existe a possibilidade de convidar as pessoas a participarem do grupo via link. Veja um exemplo clicando aqui.
Veja textos sobre Universidade e nova gestão pública
Crie uma página no FaceBook para divulgação.
Convide amigos para curtir a página.
Post o texto para o FaceBook.
Ação entre amigos. Solicite que os amigos curtam, comentem e compartilhem o post. Quando mais envolvimento das pessoas com o post mais o facebook divulga. É possível combinar dia e horário que serão realizadas as postagens.
Impulsionar (postagem paga). Existem duas formas de realizar a postagem paga. A mais simples e menos eficiente é na própria página aceitar o convite do Facebook para impulsionar a postagem.
A mais eficiente é vincular a sua página a uma conta de uma agência digital. A minha conta está vinculada a Tarrafa digital . Na conta de uma agência é possível identificar públicos por temas de interesse, profissão, vínculo empregatício (grandes empresas apenas), localização, sexo e idade.
O FaceBook tem uma ferramenta na qual é possível convidar os internautas que curtiram uma postagem curtir a página, o que é interessante, pois aumenta o público da página.
Veja textos sobre A qualidade da educação superior: o Sinaes em Foco