Ana Lucia Calbaiser da Silva; Jaime Farias ;José Carlos Rothen
Este estudo buscou investigar a participação da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE) na construção do discurso educacional brasileiro, a partir da análise dos artigos publicados nessa revista no período de 1995 a 2004. A metodologia pautou-se pela articulação da bibliometria com a análise do discurso foucaultiana. A RBPAE foi considerada, neste estudo, como veículo de divulgação científica que participou do processo de dispersão do discurso educacional por meio da preponderância do discurso da gestão democrática.
Considerações finais
Neste trabalho, buscou-se evidenciar alguns aspectos subjacentes à produção científica, especificamente à produção veiculada por uma revista reconhecida no meio acadêmico: a RBPAE. Outrossim, significou elucidar, num certo nível, as relações construídas dentro de um regime de verdade.
Considerando que a circulação de discursos ocorre por meio de autores e, na Revista, também pela ação de editores, buscou-se compreender aspectos da formação desses discursos. Para tanto, foram analisadas questões relacionadas à autoria dos artigos, no sentido de identificar a inserção dos autores na comunidade científica no momento em que publicaram seus artigos. Com esse propósito, investigou-se a titulação acadêmica deses autores e sua área de atuação. Constatou-se que a grande maioria era formada por autores pós-graduados, o que indica que a Revista pôde contar com o apoio de pesquisadores dese nível acadêmico para a submissão de artigos, alcançando um dos propósitos dispostos em seu projeto editorial. Sobre a área de atuação, notou-se que, embora a maioria dos autores estivesse ligada à Educação, o discurso educacional constituiu-se também pela participação de autores de outras áreas do conhecimento. Isso possibilitou a ampliação da circulação desse discurso em distintas áreas da comunidade científica.
Além disso, foram apontados alguns aspectos que corroboraram a inserção da RBPAE na comunidade científica. Tais aspectos foram relacionados à compreensão da frequência com que os termos administração, gestão e gerencialismo apareceram nos títulos dos artigos. A partir dos dados bibliométricos sobre essa produção, foram estabelecidos como período de análise os anos de 1995 a 2004, quando houve uma mudança na ênfase dos discursos veiculados na Revista. Os artigos que continham em seus títulos o termo administração tornaram-se menos frequentes em relação aos que continham o termo gestão, e os artigos com termos relacionados a gerencialismo começam a ganhar espaço na Revista.
Quanto à orientação da política editorial, verificou-se que o discurso educacional está majoritariamente relacionado, na Revista, ao discurso sobre gestão democrática, a partir das relações de poder subjacentes às práticas editoriais. Segundo Foucault (1995), a preponderância de um discurso supõe uma relação de poder que não é simples imposição ou consentimento, mas depende dos efeitos, reações e respostas mútuas: é uma ação de um sobre a ação do outro. Dessa forma, a presença, embora reduzida, de artigos sobre gerencialismo configura-se na estratégia de afirmação do discurso preponderante no periódico, que é o da gestão democrática. Por meio deste estudo foi possível perceber que a produção do discurso educacional não é uma prática exclusiva da RBPAE. Essa Revista apresenta-se como veículo de divulgação no cenário científico, abrindo espaço para a participação de atores sociais que compõem a comunidade científica, colaborando, ambos, para a construção discursiva sobre a gestão democrática da educação brasileira.
SILVA,Ana Lucia Calbaiser da; FARIAS, Jaime; ROTHEN, José Carlos. O discurso da gestão democrática na Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (1995-2004). Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 31, p. 681-696, 2015.