Os intelectuais da libertação e o intercâmbio educativo: uma leitura gramsciana da Revista Eclesiástica Brasileira (1972 – 1986)

autor: Egberto Pereira dos Reis

Tese de doutorado defendida na UFSCar em 21/11/2014

Esta tese tem como objeto de pesquisa a Revista Eclesiástica Brasileira REB, no recorte de 1972 a 1986, e como um grupo de intelectuais se articulam fundamentados em um ideário, estabelecendo uma proposta educativa junto às Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Levantou-se a hipótese de que o periódico pode ser uma fonte de compreensão e meio difusor da reforma intelectual e moral e também instrumento de busca pela hegemonia. Para tanto, como referencial teórico foi utilizado o pensamento de Antonio Gramsci que, nos Cadernos do Cárcere, desenvolve um precioso estudo sobre revistas. Para Gramsci, a importância dos periódicos supera a questão puramente acadêmica constituída pela dialética da relação entre os intelectuais e operariado. Utilizou-se principalmente o conceito de guerra de posição para compreender a busca pela hegemonia dentro da Igreja e diante do Estado. Assim, esta tese tem como objetivo explicitar como foi elaborando-se o ideário da Teologia da Libertação, suas principais fontes e os pensamentos e as correntes de ofereceram solidez teorética a essa teologia. Para compreender a questão do princípio educativo, foi analisado, a partir do conceito de guerra de posição, como se travaram as disputas por hegemonia, com relação aos intelectuais da REB, em um enfrentamento com a sociedade civil, e com a própria estrutura eclesial. Dessa forma, o conceito de intelectual orgânico foi o fundamento para identificar os intelectuais que publicaram na revista e atuaram na sociedade civil. A identificação desses atores contribuiu para analisarmos quais disputas realizaram e se, de fato, aconteceu a troca de saberes, produzindo, desta forma, o princípio educativo. A metodologia adotada foi a bibliográfica, tendo como fonte principal a própria revista, nos seus editoriais e artigos. Foi utilizada ainda a análise bibliométrica, como forma de “mensurar” a revista, levantando informações importantes para compreender o tipo de intelectual, sua titulação as temáticas abordadas, formando um grupo com um mesmo viés libertador. A tese procura demonstrar, através da REB, a existência de um grupo de intelectuais, que formam um movimento relativamente coeso, na busca pela libertação política, econômica e social. Para tanto, estabeleceu-se uma relação educativa entre o povo das CEBs e os intelectuais, isto é, o princípio educativo elaborado por Antonio Gramsci. Assim, a experiência educando/educador foi necessária para o intercâmbio de saberes, pois o intelectual aprende com o povo, estabelecendo a reciprocidade educativa. As consequências dessas disputas foram a presença de uma teologia que se tornou referência enquanto produção intelectual e, sobretudo, identificou-se com o povo das CEBs, em um movimento dialético do partido, segundo a noção de Gramsci. Os intelectuais da REB, com o povo das comunidades de base, formaram um partido comprometido com questões sociais, na tentativa de mudar a superestrutura.