7 Visita aos cursos bem avaliados

Foram visitados quatro cursos com objetivo de observar e entrevistar coordenadores, gestores, professores e estudantes, buscando uma abordagem qualitativa para melhor compreensão dos dados disponíveis.

As visitas aos cursos e a análise da relação das condições institucionais com os resultados da avaliação permitiram dividir os cursos em dois grupos. No primeiro se observam elementos valorizados pelos instrumentos de avaliação: participação ativa da comunidade acadêmica na elaboração e execução do projeto pedagógico, coerência deste com o projeto institucional, articulação entre graduação e pós-graduação, perfil socioeconômico do egresso e articulação entre o cenário interno de formação profissional e a sociedade. Destaca-se a cultura institucional de IES de excelência e o background do alunado. No segundo, a IES demonstra seguir a lógica reguladora, tomando o ENADE e os outros instrumentos de avaliação como referência da qualidade de cursos e adequando a eles o seu projeto institucional.

BIBLIOGRAFIA

OLIVEIRA, Maria Antonieta Albuquerque de; PEIXOTO, Ana Lydia Vasco de Albuquerque; BUENO, Livia Bezerra; TAVARES, Maria da Graça Medeiros; ACIOLI, Adenize Costa. Qualidade e educação superior – curso de engenharia civil da UFAL: considerações preliminares. In: SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE UNIVERSITAS/Br, XXIV. Universidade Estadual de Maringá – UEM, Maringá-PR, 18 a 20 de maio de 2016. Anais…  Maringá-PR: UEM, 2016. ISSN 2446-6123.

SEIFFERT, OTILIA M. L. B.; ABDALLA, Ively G.; RUIZ-MORENO, Lidia; ABENSUR, Patricia, Qualidade dos cursos de graduação em enfermagem. In: SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE UNIVERSITAS/Br, XXV. Universidade de Brasília – UnB, Brasília –DF, 17 a 19 de maio de 2017. Anais… Brasília, DF: UnB, 2017. ISSN2446-6123. Disponível em: www.xxvuniversitas.com.br

SOUSA, J. V. Formação de professores e avaliação da qualidade da educação superior: o curso de Pedagogia no ciclo do Sinaes. In: SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro; MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira. (Orgs.). Formação, profissionalização e trabalho docente: em defesa da qualidade social da educação. 1ed.Campinas/SP: Mercado das Letras, 2016, v. , p. 36-65.