O artigo faz uma síntese sobre os conceitos de qualidade na educação superior, veiculados em periódicos nacionais e internacionais. Utiliza a metodologia da pesquisa bibliográfica para identificar a concepção de qualidade implícita ou explícita nos periódicos selecionados. Destaca que, nos periódicos europeus, a qualidade da educação está intimamente vinculada à constituição da Comunidade Europeia e do Processo de Bolonha. Afirma que, nos periódicos latinos, há uma tendência a associar qualidade da educação à avaliação e à formação para o mercado de trabalho, enquanto, nos periódicos brasileiros, a qualidade é vista como estratégia de controle e regulação exercida pelo Estado, especialmente por meio da avaliação.
ROTHEN, José Carlos; TAVARES, Maria das Graças M ; SANTANA, Andréia. C. M. O Discurso da qualidade em periódicos internacionais e nacionais: uma análise crítica. Revista Educação em Questão (Online), v. 51, p. 251-273, 2015. Disponível em https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7179