Qualidade é conceito polissêmico, conforme concepções e interesses das arenas de poder da Educação Superior. Essas concepções têm assimetrias entre a iniciativa privada e o setor público, podendo mascarar pedagogias de gerenciamento e performatividade. O artigo aborda a qualidade na avaliação da Educação Superior como conceito em disputa entre a avaliação como um processo de caráter formativo e emancipatório e como um referencial básico da regulação. Essa disputa explicita a polissemia da qualidade na avaliação, ressaltando a perspectiva regulatória presente no sistema educacional brasileiro
PEIXOTO, Maria do Carmo Lacerda; TAVARES, Maria das Graças Medeiros; FERNANDES, Ivanildo Ramos ROBL, Fabiane. Educação Superior no Brasil e a disputa pela concepção de qualidade no Sinaes. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação–RBPAE, Porto Alegre, v. 32, n. 3, p. 719–737, set./dez. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.21573/vol32n32016.68571 [O texto é uma versão revisada do artigo publicado no Anais do XXIV SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/Br: Dívida pública e educação superior no Brasil, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016].