Nos documentos oficiais o termo qualidade é usado como base para a fundamentação legal; referência da avaliação institucional; relevância social; excelência; e baseada em índices e indicadores. Há flutuação no uso do termo, de visão “formativo-educativa” para “gerencialista”. Nos instrumentos de avaliação constatou-se que os critérios de qualidade são os que satisfazem os atributos das três dimensões do SINAES e atendem aos requisitos legais do sistema federal de ensino. Nos documentos das Agências internacionais e de outros países, no MERCOSUL esse conceito resulta de consensos e negociações. No México existem agências para a acreditação da graduação. Na comunidade europeia o conceito é chancelado pela ENQA, que defende a excelência do ensino superior europeu como garantia da qualidade.
Na etapa da análise documental partiu-se do pressuposto que nos documentos oficiais existem conceitos de qualidade que não são necessariamente homogêneos. Projeta-se a realização de análise de conteúdo que possibilita o levantamento do material de análise, as informações necessárias sobre sua extensão, características gerais das fontes e os conteúdos nelas encontrados. Com relação ao Brasil, foram analisadas leis, portarias documentos de criação do SINAES, IGC, CPC e suas respectivas notas técnicas. Com relação ao Mercosul foi analisado o Sistema ARCU-SUL, que visa “estabelecer e assegurar critérios regionais de qualidade de cursos de graduação para a melhoria permanente da formação em nível superior, necessária para a promoção do desenvolvimento educacional, econômico, social, político e cultural dos países da região.” O levantamento das fontes de pesquisa foi dividido da seguinte forma: a) documentos oficiais que apresentam propostas de avaliação, como por exemplo, a proposta da Comissão Especial de Avaliação; b) documentos normativos sobre avaliação (leis, decretos e portarias); c) notas técnicas que explicam os procedimentos da avaliação.
BIBLIOGRAFIA SOBRE AGENCIAS INTERNACIONAIS
ABDALLA, Ively G.; SEIFFERT, Otília; RUIZ-MORENO, Lídia; ABENSUR, Patricia; LIMEIRA, Polyana. Concepção de Qualidade da Educação Superior: o debate no Mercosul e na Comunidade Europeia. In: SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE UNIVERSITAS/Br, XXIII – Políticas de educação superior no Brasil: a expansão privado-mercantil em questão. 2015, Belém, PA. Anais …. Belém: Universidade Federal do Pará (UFPA), 2015. p. 353-372
BARREYRO, Gladys Beatriz; HIZUME, Gabriella de Camargo. Agências de avaliação e acreditação. In: ROTHEN, José Carlos; SANTANA, Andréia da Cunha Malheiros. Avaliação Institucional da educação. São Carlos, Pixel, 2015 (no prelo).
BARREYRO, Gladys Beatriz; LAGORIA, Silvana Lorena; HIZUME, Gabriella de Camargo. As Agências Nacionais de Acreditação no Sistema ARCU-SUL: primeiras considerações. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 1, p. 49-72, mar. 2015.
BARREYRO, Gladys Beatriz; LAGORIA, Silvana Lorena; HIZUME, Gabriella de Camargo. La implementación del Sistema Regional de Acreditación de Carreras Universitarias del Mercosur: algunas comparaciones entre las Agencias Nacionales de Acreditación. Revista española de educación comparada. 2016. (no prelo)
BARREYRO, Gladys Beatriz; RISTOFF, Dilvo Ilvo. Os bastidores do Sinaes. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 15, p. 297, 2015. Disponível em http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=15048&dd99=view&dd98=pb
BARREYRO, Gladys Beatriz; ROTHEN, José Carlos. Percurso da avaliação da educação superior nos Governos Lula. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 40, n. 1, p. 61-76, Mar.2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022014000100005&lng=en&nrm=iso>.
HIZUME, G. C.; BARREYRO, G. B. O mecanismo experimental de acreditação do Mercosul (MEXA): a construção de um processo regional de certificação de qualidade de cursos de graduação. Revista Internacional de Educação Superior, v. 4, p. 1-20, 2017. Disponível em http://dx.doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7680
PUZIOL, J.; BARREYRO, G. B. Internacionalização, regionalização, integração e a educação superior: Algumas Considerações sobre a Acreditação Regional do Mercosul. Revista Educação e Fronteiras On-Line, v. 6, p. 64-78, 2016. Disponível em http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/5711
ROTHEN, José Carlos; BORGES, Regilson Maciel; SOUZA, Andreliza Cristina de; FARIAS, Jaime; BERNARDES, Joelma dos Santos; SILVA, Ana Lúcia Calbaiser; CUNHA, Andréia; APARICIO, Ana Sofia; FERNANDES, Maria Cristina da Silveira Galan; BOTIGLIERI, Pamela Cristina. O papel da ENQA no processo de garantia da qualidade no Espaço Europeu do Ensino Superior. In: SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE UNIVERSITAS/Br, XXIII – Políticas de educação superior no Brasil: a expansão privado-mercantil em questão. Belém, PA, 2015. Anais… Belém: Universidade Federal do Pará (UFPA), 2015. p. 420-436.
SGUISSARDI, V.; BARREYRO, G. B. Evaluación/regulación de la educación superior en el Brasil: Algunos aspectos históricos y actuales. Profesorado – Revista de currículum y formación del profesorado, v. 20, p. 171-206, 2016. Disponível em https://recyt.fecyt.es//index.php/profesorado/article/view/54595
SOUSA, J. V.; GONCALVES, L. F. A. As agências regulatórias da educação superior mexicana: um estudo exploratório. In: SEMINÁRIO DA REDE UNIVERSITAS/Br, XXIII: políticas de educação superior no Brasil, Belém – Pará, 2015. Anais… . Belém – Pará: ICED/UFPA, 2015. p. 319-337.
SOUSA, José Vieira de; GONÇALVES, Lukelly Fernanda Amaral. As agências regulatórias da educação superior mexicana: um estudo exploratório. In: SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE UNIVERSITAS/Br, XXIII, Políticas de educação superior no Brasil: a expansão., Belém, PA, 2015. Anais… Belém: Universidade Federal do Pará (UFPA). Instituto de Ciências da Educação (ICED), 2015. p. 319-337.