A expansão foi mais acentuada na esfera privada, seguindo tendência da década anterior, tendo havido crescimento da esfera pública, em menor proporção, entre 2004-2013. Há um descompasso na política de expansão entre quantidade e qualidade, pois a ampliação no número de cursos não corresponde ao quantitativo de cursos com avaliação considerada de alto desempenho, notas 4 ou 5. Nas IES públicas se encontra a maioria dos cursos bem avaliados, contudo essa esfera registrou uma expansão tímida em relação às IES privadas, que com menores patamares de qualidade, tiveram um elevado crescimento. A maioria dos cursos bem avaliados encontra-se na região sudeste. Percebe-se no resultado das avaliações a predominância da nota do ENADE em relação aos outros componentes que integram a avaliação.
Os dados estatísticos objeto de análise nessa pesquisa são provenientes dos bancos de dados fornecidos pela DAES/INEP. Em especial foram analisados os microdados para a identificação mais detalhada de dados relacionados à expansão e aos conceitos CPC dos cursos de graduação em Administração, Enfermagem, Engenharia Civil e Pedagogia.
BIBLIOGRAFIA
ABDALLA, Ively G.; RUIZ-MORENO, Lidia; ABENSUR, Patricia; SEIFFERT, Otilia M L B; LIMEIRA, Polyana. O padrão oficial de qualidade dos cursos de Enfermagem: análise dos resultados do ENADE (2004, 2007 e 2010) e da associação com outros indicadores do SINAES. In: SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE UNIVERSITAS/Br, XXIV. Maringá-PR, UEM, 18 a 20 de maio de 2016. Anais… Maringá-PR, UEM, 2016. ISSN 2446-6123.
FERNANDES, I. R.; L. ; SOUSA, J. V. Acesso e expansão de cursos de graduação de alta qualidade no Brasil: outros indicadores de qualidade para a educação superior. Educação em Revista (UFMG), v. 32, p. 19-47, 2016.
SEIFFERT, O. M. L. B.; ABENSUR, P. L D. Expansão e Avaliação de Cursos de Enfermagem no Brasil pós-Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional – LDB/1996. IN: SOUSA, J. V. de. Educação Superior – Cenários, impasses e propostas. Campinas: Autores Associados, 2013. p.1-19
SOUSA, J. V.; BOTELHO, Arlete de Freitas de. (Des)encontros entre o Índice Geral de Cursos e a autoavaliação institucional: a realidade de algumas IFES. In: SEMINÁRIO DA REDE UNIVERSITAS/Br, XXIII, Políticas de educação superior no Brasil, 2015, Belém – Pará. Anais… Belém – Pará: ICED/UFPA, 2015. p. 302-318.
SOUSA, J. V.; BOTELHO, Arlete de Freitas de. Autoavaliação institucional: um olhar sobre indicadores sociais propostos pelo Sinaes. In: Encontro de Pesquisa em Educação Centro-Oeste, XII, 2014, Goiânia – GO. Pós-Graduação e Pesquisa em Educação: contradições e desafios para a transformação social. Goiânia – GO: PUC Goiás, 2014. p. 1-12.
SOUSA, J. V.; FERNANDES, I. R. Regulação excessiva e avaliação de exceção: uma análise sobre os fundamentos técnicos e legais da expansão dos Cursos de Administração, Enfermagem, Pedagogia e Engenharia Civil entre 2004 e 2014. In: SEMINÁRIO DA REDE UNIVERSITAS/Br, XXIII: políticas de educação superior no Brasil, 2015, Belém – Pará. Anais… Belém – Pará: ICED/UFPA, 2015. p. 436-451.
TAVARES, Maria das Graças Medeiros; PEIXOTO, Ana Lydia Vasco de Albuquerque, OLIVEIRA, Maria Antonieta Albuquerque de; ACIOLI, Adenize Costa; BUENO, Lívia Bezerra. Análise do padrão oficial de qualidade dos cursos de engenharia civil em seu ciclo avaliativo – Sinaes, tendo por base o Enade 2005, 2008 e 2011: uma primeira aproximação. In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR, XXIV, Maringa-PR, Anais… Maringá-PR, UEM, 2016. ISSN 2446-6123.