O discurso da gestão democrática na Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (1995-2004)

Ana Lucia Calbaiser da Silva; Jaime Farias ;José Carlos Rothen

Este estudo buscou investigar a participação da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE) na construção do discurso educacional brasileiro, a partir da análise dos artigos publicados nessa revista no período de 1995 a 2004. A metodologia pautou-se pela articulação da bibliometria com a análise do discurso foucaultiana. A RBPAE foi considerada, neste estudo, como veículo de divulgação científica que participou do processo de dispersão do discurso educacional por meio da preponderância do discurso da gestão democrática.

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Considerações finais

Neste trabalho, buscou-se evidenciar alguns aspectos subjacentes à produção científica, especificamente à produção veiculada por uma revista reconhecida no meio acadêmico: a RBPAE. Outrossim, significou elucidar, num certo nível, as relações construídas dentro de um regime de verdade.

Considerando que a circulação de discursos ocorre por meio de autores e, na Revista, também pela ação de editores, buscou-se compreender aspectos da formação desses discursos. Para tanto, foram analisadas questões relacionadas à autoria dos artigos, no sentido de identificar a inserção dos autores na comunidade científica no momento em que publicaram seus artigos. Com esse propósito, investigou-se a titulação acadêmica deses autores e sua área de atuação. Constatou-se que a grande maioria era formada por autores pós-graduados, o que indica que a Revista pôde contar com o apoio de pesquisadores dese nível acadêmico para a submissão de artigos, alcançando um dos propósitos dispostos em seu projeto editorial. Sobre a área de atuação, notou-se que, embora a maioria dos autores estivesse ligada à Educação, o discurso educacional constituiu-se também pela participação de autores de outras áreas do conhecimento. Isso possibilitou a ampliação da circulação desse discurso em distintas áreas da comunidade científica.

Além disso, foram apontados alguns aspectos que corroboraram a inserção da RBPAE na comunidade científica. Tais aspectos foram relacionados à compreensão da frequência com que os termos administração, gestão e gerencialismo apareceram nos títulos dos artigos. A partir dos dados bibliométricos sobre essa produção, foram estabelecidos como período de análise os anos de 1995 a 2004, quando houve uma mudança na ênfase dos discursos veiculados na Revista. Os artigos que continham em seus títulos o termo administração tornaram-se menos frequentes em relação aos que continham o termo gestão, e os artigos com termos relacionados a gerencialismo começam a ganhar espaço na Revista.

Quanto à orientação da política editorial, verificou-se que o discurso educacional está majoritariamente relacionado, na Revista, ao discurso sobre gestão democrática, a partir das relações de poder subjacentes às práticas editoriais. Segundo Foucault (1995), a preponderância de um discurso supõe uma relação de poder que não é simples imposição ou consentimento, mas depende dos efeitos, reações e respostas mútuas: é uma ação de um sobre a ação do outro. Dessa forma, a presença, embora reduzida, de artigos sobre gerencialismo configura-se na estratégia de afirmação do discurso preponderante no periódico, que é o da gestão democrática. Por meio deste estudo foi possível perceber que a produção do discurso educacional não é uma prática exclusiva da RBPAE. Essa Revista apresenta-se como veículo de divulgação no cenário científico, abrindo espaço para a participação de atores sociais que compõem a comunidade científica, colaborando, ambos, para a construção discursiva sobre a gestão democrática da educação brasileira.

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SILVA,Ana Lucia Calbaiser da; FARIAS, Jaime; ROTHEN, José Carlos. O discurso da gestão democrática na Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (1995-2004). Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 31, p. 681-696, 2015.