A redação acadêmica

A redação acadêmica é um dos temas desenvolvidos nesta série de orientações de metodologia do trabalho acadêmico. Qual o melhor caminho para uma boa redação acadêmica? Como elaborar as minhas ideias? Como fugir da síndrome da folha em branco. São questões que trato na videoaula.

Inventário das minhas ideias

Agora é o momento do autor da pesquisa elaborar o resultado do trabalho realizado. Comecemos organizando as nossa ideias

Minha questão

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Minha tese

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Meus argumentos

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Questão: é a questão escolhida acima.

Tese: Qual é a sua resposta à questão? Essa será a idéia central do texto, ou seja, a sua tese.

Argumentos: Quais argumentos você utiliza para defender a sua tese. Os argumentos podem ser:

  • Idéias de outros autores
  • Críticas a autores
  • Comparação de autores
  • Informações
  • Dados estatísticos
  • Opiniões pessoais
  • Outros

Nesta fase não se preocupe com a organização e com o desenvolvimento dos argumentos, anote em forma de tópicos como eles vão surgindo. É interessante anotar entre parênteses a origem do argumento
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Organização dos argumentos

Os argumentos são agrupados por proximidade de tema. Cada grupo de argumentos formam um capítulo da monografia. Se um dos argumentos englobar os outros este será um argumento maior, caso isto não ocorra deve se dar um título para os capítulos.

Depois de agrupar os argumentos deve se pensar em qual ordem eles serão redigidos.

Ordem dos capítulos Argumentos maiores ou títulos Argumentos menores
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Redação da monografia

A monografia, como todo text,o tem os três momentos redacionais: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

Introdução

A Introdução funciona como guia para o leitor. Com a leitura da introdução deve ser possível conhecer o que o autor pretende desenvolver no texto. Uma boa introdução coloca o leitor a par da problematização que será discutida durante a obra, como também os passos utilizados no desenvolvimento do raciocínio.

De maneira esquemática a introdução deve conter os seguintes aspectos

  • O tema que será trabalhado
  • A importância deste tema
  • A questão que será trabalhada
  • Os principais passos que serão desenvolvidos durante o texto

Com a leitura da introdução o leitor terá condições de responder as seguintes questões:

  • Qual o tema?
  • Que questão será trabalhada no texto?
  • Quais tópicos serão tratados? Qual método utilizado?

Obs.: Fica mais fácil deixar a redação da introdução por último. Os tópicos acima sugeridos não são subtítulos.

Desenvolvimento

No desenvolvimento são expostos todos os argumentos utilizados em defesa da idéia principal (tese) do autor. Conforme o tamanho do trabalho, este é dividido em capítulos e itens. Cada capítulo e item recebe um título sugestivo sobre o tema que será desenvolvido. Se o texto for dividido em capítulos ou itens, não pode haver apenas um único capítulo ou item.

Cada argumento maior é um capítulo e os argumentos menores deverão ser desenvolvidos.

A palavra desenvolvimento nunca é escrita no texto. A palavra introdução ou conclusão é escrita apenas quando o texto é dividido em capítulos ou itens.
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Conclusão

A conclusão é um balanço de todo o trabalho feito, devendo conter os seguintes tópicos:

  • Síntese do que foi falado no desenvolvimento (Resumo dos capítulos).
  • Explicitação da tese (Idéia central).
  • Um balanço dos limites do trabalho. Mostrar em que sentido o trabalho poderá ser desenvolvido posteriormente ou ainda questões que não foram discutidas.

Obs.: A monografia é uma produção intelectual de quem a escreve, portanto deve ser redigida com as próprias palavras do seu autor. No caso de ser necessário a citação literal de outros autores, esta deve estar entre aspas e ter a fonte citada.

O rascunho

Uma das grandes ilusões dos estudantes é de que a redação de um texto é elaborada de uma única vez. Como se o autor pegasse uma folha em branco e escrevesse o texto na sua totalidade. Devido a esta ilusão é freqüente a Síndrome da Folha em Branco, isto é, o estudante tem inúmeras idéias, mas diante da folha em branco não consegue escrever. Para escapar da Síndrome sugere:

  • Elabore um esquema do raciocínio a ser desenvolvido.
  • Não tenha a preocupação de no primeiro momento se escrever o texto corretamente.
  • Reescrever o texto várias vezes. Conforme o texto é relido novas idéias aparecem.
  • Reler e reescrever o texto em horários diferentes.
  • Coloque uma meta de redação por dia. No início um parágrafo por dia, e com o tempo se aumenta a meta.

Citando outros

A redação deve ser feita com as próprias palavras do aluno. Quando se desejar copiar alguma parte representativa do texto este  deve se colocado entre aspas e citar a sua fonte.[1] As aspas indicam ao leitor que o autor do resumo está fazendo com consciência e honestidade uma citação literal; por outro lado, se não forem usadas as aspas, o leitor terá a impressão de que o autor está sendo desonesto e fez um plágio do texto.

Aconselha-se que a redação de textos acadêmicos seja feita na terceira pessoa do singular. Assim se terá uma estrutura mais formal. Além do mais, quando se utiliza a primeira pessoa do singular (eu), se está desprezando que o conhecimento é uma produção social, e ao se utilizar a primeira do plural, fica a questão quem é este “nós”?

Deve-se deixar claro para o leitor quando a idéia que está sendo exposta é do autor do resumo ou do texto. Caso isso não ocorra é possível que o leitor  do resumo considere que o seu autor fez uma interpretação errônea do texto. Ficando claro ao leitor quais idéias são do autor e quais são do texto torna-se fácil avaliar a qualidade do fichamento. Para tanto pode-se utilizar as seguintes expressões:

Quando a idéia é de outros:

  • Segundo Fulano…
  • Fulano diz…
  • Para Fulano…

Quando a idéia for do próprio autor

  • Aqui se entende…
  • disso pode-se concluir…
  • é possível discordar