4 A qualidade segundo os dados estatísticos

A expansão foi mais acentuada na esfera privada, seguindo tendência da década anterior, tendo havido crescimento da esfera pública, em menor proporção, entre 2004-2013. Há um descompasso na política de expansão entre quantidade e qualidade, pois a ampliação no número de cursos não corresponde ao quantitativo de cursos com avaliação considerada de alto desempenho, notas 4 ou 5. Nas IES públicas se encontra a maioria dos cursos bem avaliados, contudo essa esfera registrou uma expansão tímida em relação às IES privadas, que com menores patamares de qualidade, tiveram um elevado crescimento. A maioria dos cursos bem avaliados encontra-se na região sudeste. Percebe-se no resultado das avaliações a predominância da nota do ENADE em relação aos outros componentes que integram a avaliação.

Os dados estatísticos objeto de análise nessa pesquisa são provenientes dos bancos de dados fornecidos pela DAES/INEP. Em especial foram analisados os microdados para a identificação mais detalhada de dados relacionados à expansão e aos conceitos CPC dos cursos de graduação em Administração, Enfermagem, Engenharia Civil e Pedagogia.

BIBLIOGRAFIA

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