2 Qualidade da educação em artigos científicos

Nos artigos europeus, a qualidade da educação está intimamente vinculada à constituição da Comunidade Europeia e do Processo de Bolonha. Nos latinos, há tendência de associar qualidade da educação à avaliação e à formação para o mercado de trabalho. Nos brasileiros, a qualidade e a avaliação são vistas como estratégia do Estado de controle e regulação. Encontram-se argumentos descritivos de como a qualidade é tratada nas políticas públicas e argumentos prescrevendo como deve ser a relação entre os fins e os meios da educação. Os descritivos normalmente são críticos às políticas de avaliação que assumem a educação com fins mercadológicos. Os prescritivos assumem fins sociais para a educação (formação do cidadão e superação da desigualdade), fins acadêmicos e a aprendizagem significativa.

A revisão da literatura teve início com a seleção de material bibliográfico das seguintes fontes: Revista Ensaio da Fundação CESGRANRIO, Banco de Teses e Dissertações da CAPES e Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações do IBICT, Revista Avaliação, RAIES, Educação & Sociedade, Cadernos de Pesquisa da Carlos Chagas, Revue Française de Pédagogie, Revista iberoamericana de educación superior; Revista Policy Futures in Education, revista Educação & Sociedade, Revista Ensaio.

BIBLIOGRAFIA

ACIOLI, Adenize Costa. OLIVEIRA, Maria Antonieta Albuquerque de. A qualidade do ensino superior no contexto latino americano: uma contribuição a partir dos textos publicados pela revista Calidad en la Educación. In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR, XXII. Expansão da Educação Superior e da Educação Profissional: tensões e desafios. 2014. Natal. Anais… Natal. Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Centro de Educação, 2014. p. 224-244.

BORGES, Regilson Maciel; BOTIGLIERI, Pamela Cristina.Qualidade, avaliação e educação superior: um estudo da produção dos cadernos cedes (2004-2012). In:  SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR, XXII. Expansão da Educação Superior e da Educação Profissional: tensões e desafios. 2014. Natal. Anais… Natal. Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Centro de Educação, 2014. p. 370-385.

ROTHEN, José Carlos; SANTANA , Andréia da Cunha Malheiros. Avaliação e qualidade na educação: uma visita a discussão francesa In:  SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR, XXII. Expansão da Educação Superior e da Educação Profissional l: tensões e desafios. 2014. Natal. Anais… Natal. Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Centro de Educação, 2014. p. 331-346.

SANTOS, Joelma dos; SILVA, Ana Lucia Calbaiser da; FARIAS Jaime. A qualidade da educação superior: uma análise sobre o discurso da Revista Policy Futures in Education (2004 – 2012) In:  SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR, XXII. Expansão da Educação Superior e da Educação Profissional: tensões e desafios. 2014. Natal. Anais… Natal. Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Centro de Educação, 2014. p.315

SEIFFERT, Otilia; RUIZ-MORENO, Lidia; ABDALLA, Ively; ABENSUR, Patricia; LIMEIRA, Polyana. Qualidade e Avaliação da Educação Superior: análise de produções científicas. Memo, 2014. 25 p.

SILVA, Ana Lucia Calbaiser da; FARIAS, Jaime. O discurso da avaliação e da qualidade da educação superior na imprensa científica: um estudo da revista Educação & Sociedade (2004-2012). In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR, XXII. Expansão da Educação Superior e da Educação Profissional tensões e desafios. 2014. Natal. Anais… Natal. Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Centro de Educação, 2014. p. 259-276

SOUSA, J. V.; GONCALVES, L. F. A.  Qualidade na educação superior brasileira: uma análise da temática em dissertações e teses produzidas pós-Sinaes. In:  Encontro de Pesquisa em Educação Centro-Oeste, XII, 2014, Goiânia – GO. Pós-Graduação e Pesquisa em Educação: contradições e desafios para a transformação social, 2014. p. 1-13.

TAVARES, Maria das Graças Medeiros PEIXOTO, Ana Lydia Vasco de Albuquerque; CORREIA, Dávilla Camila da Silva. Avaliação e qualidade da educação superior sob a ótica da cultura da performatividade: uma análise da produção da Revista Ensaio no período pós-Sinaes – 2004 / 2012. In:  SEMINÁRIO NACIONAL UNIVErsitas/BR. XXII. Expansão da Educação Superior e da Educação Profissional: tensões e desafios. 2014. Natal. Anais… Natal. Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Centro de Educação, 2014. p. 347-369.

TAVARES, Maria das Graças Medeiros PEIXOTO, Ana Lydia Vasco de Albuquerque; CORREIA, Dávilla Camila da Silva. Avaliação e qualidade da educação superior sob a ótica da cultura da performatividade: uma análise da produção da Revista Ensaio no período pós-Sinaes – 2004 / 2012. In: SOUSA, Andréia da Silva Quintanilha; CAMARGO, Arlete Maria Monte de (Org.). Interfaces da educação superior no Brasil. 1ª ed. Curitiba: Editora CRV, 2014. p. 63-76.ISBN 978-85-7496-320-4.