Dicas para fazer a redação do Enem

Parece absurdo dizer logo de início: a redação do Enem é uma redação, não é uma prova de conhecimentos gerais. É importante começar com esta informação, pois é comum os alunos se desestabilizarem ao ler o tema da redação e perceberem que não dominam o tema proposta. Não há necessidade de ter prévio conhecimento sobre a temática, pois as informações mínimas para a elaboração da redação são oferecidas aos candidatos na prova. A redação do Enem não avalia conhecimento, os pontos avaliados na redação serão:

= a adequação ao tema,

=a estrutura argumentativa e.

= a correção gramatical e ortográfica,

CARACTERÍSTICAS DA REDAÇÃO DO ENEM

Ao receber a prova o candidato lerá as seguintes informações:

= instruções gerais de como realizá-las,

= textos motivadores, com as informações suficientes para que a redação seja feita.

= e a proposta da redação, ou seja, o tema, o problema a ser resolvido.

 

Os temas da redação geralmente são polêmicos a fim de facilitar o posicionamento do participante.

Normalmente pede-se uma solução para uma questão que deve ser identificada e resolvida;

O texto da redação tem caráter dissertativo – argumentativo, dessa forma o texto deve ser uma dissertação fundamentada em argumentos,

O texto escrito deve possuir entre 8 e 30 linhas.
Veja trabalho acadêmico

COMO FAZER UMA BOA REDAÇÃO NO ENEM

Uma boa redação tem como base a leitura atenta dos textos motivadores e reflexão sobre a temática, assim a elaboração da redação é dividida em dois momentos: um da preparação e outro da redação propriamente dito.

A PREPARAÇÃO

Inicia-se a preparação com a identificação do tema, este é um ponto muito importante considerando que uma identificação errônea ou parcial do tema pode diminuir ou até mesmo zerar a nota do participante. Uma boa redação sobre um tema diferente da proposta será zerada.

Identificado o tema, o participante deve reconhecer qual a questão abordada e a partir dela fomentar soluções para sua resolução. É prudente, no seu rascunho, redigir a solução em no máximo três linhas.

Tendo a solução ao problema, o escritor deve refletir sobre os argumentos que fundamentam sua solução. Esta parte pode ser feita em tópicos. A preparação da redação deve ser feita de modo despreocupado, o participante deve deixar seus pensamentos fluírem, como a chuva que cai.

A REDAÇÃO

A segunda etapa consiste na escrita do texto seguindo uma estrutura formal. Neste momento os pensamentos ou a “chuva de pensamentos” precisam ser colocados em um formato, em uma “calha”.

A redação do Enem, possui como a maior parte dos textos, três partes: a primeira é chamada introdução, a segunda é o desenvolvimento e por ultimo a conclusão. O primeiro passo é escrever uma introdução nela devem estar explícitos o tema proposto, o problema que precisa ser resolvido e a importância deste problema, isto pode ser feito em um parágrafo de 2 a 5 linhas sendo o ideal 3 linhas.

O desenvolvimento é a maior parte da redação é feito entre 20 e 25 linhas nesta etapa o participante deve abordar as dificuldades e facilidades para resolver o problema explicando de que forma aquela determinada realidade é um problema e utilizando seus argumentos para isso.

Na conclusão de sua redação, o escritor irá finalizar o seu texto redigindo uma solução para o problema, esta etapa tem normalmente cerca de 2 a 5 linhas sendo o ideal 4 linhas.

LINGUAGEM

Quanto à linguagem a ser utilizada, recomenda-se que a escrita seja feita de acordo com a capacidade de domínio do participante, de fato um vocabulário rico pode ter grande valor, mas é preferível uma linguagem simples e clara, no lugar, a uma linguagem rebuscada que o candidato não domina, tornando o texto de difícil compreensão.

Outro ponto importante são as diferenças entre a linguagem escrita e oral, o participante deve estar atento para que não sejam passadas para linguagem escrita marcas da linguagem oral.

Uma importante recomendação é a de que o participante utilize uma linguagem impessoal, ou seja, na terceira pessoa do singular, como por exemplo ao invés de utilizar frase “ Eu posso me molhar ao andar na rua enquanto chove”, pode-se usar: “ É possível molhar-se na rua andando durante a chuva”. Um outro exemplo é este texto, que foi escrito em uma linguagem impessoal.

FASE DO ESTUDO

Para a fase de estudos devemos enfatizar a importância de fazer a redação em dois momentos separados: a preparação e a redação do texto.  Na fase de estudos podem reconhecer que “a prática leva a perfeição”, quanto maior o número de redações feitas, lidas e analisadas melhor serão os resultados.

É aconselhável, aos escritores, que em sua fase de estudo leiam redações Nota Mil do Enem, de preferência às redações escritas também por jovens e retomem temas de redações dos anos anteriores.
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UMA ÚLTIMA PALAVRA

Enfatiza-se que uma boa redação pressupõe planejamento, que é preciso exercitar a reflexão e o pensamento antes de escrever, fazendo uma escolha clara de sua posição e dos argumentos que se pretende defender articulando uma boa argumentação de maneira clara e coerente.

(Agradeço a Tatiana Oliveira na ajuda da versão escrita)